fbpx

Diversas situações podem fazer a bateria do seu automóvel descarregar e gerar aquele transtorno na hora de ligar o carro. Este problema, embora não seja considerado grave, pode dar muita dor de cabeça ao proprietário, principalmente se este se encontrar numa localidade afastada, não possuir instrumentos que ajudem na recarga ou estiver atrasado para um compromisso.  

Antes de ficar nervoso com a situação, saiba que algumas atitudes suas podem favorecer ou evitar este problema. O ideal mesmo é realizar a manutenção do veículo na periodicidade indicada e possuir um seguro automotivo de confiança para ajudar você em situações como esta. Mas existem algumas dicas bastante simples para evitar este contratempo. Vamos a elas:

Evite as famosas fugas de carga – Adaptações nos veículos, como aquelas realizadas por pessoas que modificam o sistema de som do carro, onde a potência exigirá mais da capacidade do automóvel pode ser um problema. Além disso, situações como cabos estragados podem acabar descarregando a bateria por exigir mais energia do componente.

Não deixe o automóvel parado por muito tempo – Mesmo com o veículo desligado, a bateria continua fornecendo carga a alguns componentes como rádio, painel, relógio digital, entre outros. Algumas pessoas desconectam o cabo da bateria quando o carro vai ficar parado muito tempo, o que também não é uma opção muito boa, na medida em que sem energia alguns componentes eletrônicos serão desconfigurados. Desta forma, o ideal seria desconectar a frente do rádio e ligar o veículo as vezes, mesmo que não vá sair com ele da garagem.

Não esqueça de apagar os faróis – Um dos erros mais comuns entre os motoristas, quando o assunto é manter a saúde da bateria, é deixar os faróis ligados após desligar os seus carros. Muitas vezes chegamos em casa, no trabalho, ou em outro destino, e na pressa, ou por esquecimento mesmo, não desligamos os faróis e eles acabam consumindo a carga da bateria. Uma opção para evitar este problema é instalar dispositivos que alertam quando os faróis continuam acesos após desligarmos o veículo.

Lembre-se de desligar o rádio – Assim como no caso dos faróis, deixar o som ligado aos desligar o seu veículo acaba com a carga da bateria. Se você quiser curtir um som, enquanto lava o carro por exemplo, é importante ligar o motor as vezes para evitar a descarga total.Fique atento às luzes internas – Pequenas luzes de iluminação interna podem acarretar grandes problemas quando o assunto é a bateria do automóvel. Alguns veículos possuem luzes dentro do cofre, no porta-malas e mesmo atrás dos bancos. Se elas estiverem com algum defeito, como de ligação, ou ficando acesas permanentemente, é importante detectar o problema o quanto antes para evitar dor de cabeça. Uma solução simples é usar o celular para filmar dentro do porta-malas e do porta-luvas, assim será fácil ver se as luzes continuam acessas mesmo após fechá-los. Se não solucionar a questão o mais indicado é levar o carro a um mecânico especializado em elétrica.

WhatsApp chat