Letras no pneu: você sabe o que significam? | Auto Truck

Uma hora ou outra, chega o momento de trocar os pneus do carro. E é aí que você se depara com eles: os códigos do seu pneu. Eles são mais úteis do que parecem e uma mão na roda na hora da troca.

A medida do pneu

O padrão da numeração é esse: 000/00R00

Os três primeiros números indicam a largura – em milímetros – e os dois, depois da barra, a proporção da altura do pneu. Os dois últimos indicam o diâmetro do pneu em polegadas.

A importância dessas medidas entra em cena por elas darem estabilidade e firmeza para as rodas do carro.

Velocidade e capacidade

A sequência delas é composta por três números e uma letra que seguem a medida do pneu. Os números representam o peso máximo e, a letra, a velocidade máxima. A letra L é a velocidade mais baixa (120 km/h) e a Y a mais alta (300 hm/h).

Quanto maior for o número que acompanha a letra Y, maior será o desempenho do carro. Procure comprar pneus que sejam equivalentes à velocidade dos pneus originais.

Treadwear

Indica o quanto o pneu se desgasta. O valor de referência é 100. Quanto menor for o número, mais rápido o pneu irá se desgastar. Quanto maior, mais tempo ele irá durar em relação ao valor de referência.

Isso significa que, além de prestar atenção nos números, você também precisa tomar os cuidados necessários para aumentar a vida útil do pneu: calibragem, alinhamento e balanceamento constantes!

DOT

Depois do DOT no seu pneu, você encontrará letras e números que informam sobre a fábrica e o fabricante. O legal mesmo é ficar de olho nos quatro últimos dígitos, pois eles indicam a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros equivalem à semana do ano em que ele foi feito. Os dois últimos são o ano de fabricação.

Um pneu costuma ter duração média de 5 anos, por isso, fique atento ao DOT!

Agora que você já sabe o que significam os códigos indecifráveis dos pneus, use a informação a seu favor na hora de trocá-los: prefira pneus originais – e com as mesmas medidas deles.

Se os seus pneus estiverem carecas, muitos velhos e desgastados, você pode até ser multado. Por isso, fique de olho, acompanhe nosso blog e compartilhe com seu amigo que precisa daquele toque!

WhatsApp chat